Perguntas
Perguntas
O que é a PEGFACIL ESC?
Tenho que pagar pela utilização da Plataforma PEGFACIL ESC?
O que é preciso fazer para simular um empréstimo na PEGFACIL ESC?
A PEGFACIL ESC libera empréstimo para empresas negativadas?
A PEGFACIL ESC faz empréstimo para pessoa física e para pessoa jurídica?
Preciso oferecer garantia pessoal para conseguir o empréstimo para minha empresa?
Como eu acompanho o pagamento das minhas parcelas?
Se eu antecipar as parcelas, tenho desconto? E se eu atrasar?
Consigo gerar meus próprios boletos?
Posso pegar mais de um empréstimo por vez?
Após a contratação eu posso alterar o valor do meu empréstimo ou refinanciar ou alterar a data de vencimento das parcelas?
Como eu sei que o crédito da minha empresa foi aprovado?
Vou receber um contrato do empréstimo?
Como eu pago o meu empréstimo e qual a data de vencimento?
Como proceder para cancelar o meu empréstimo?
Como excluir o meu cadastro?
É bem simples! Você pode excluir seu cadastro diretamente no site. Siga o passo a passo:
1 – Acesse o seu cadastro.
2 – Clique nas três barrinhas que estão do lado superior direito da tela.
3 – Clique na opção “Excluir conta”.
4 – Em seguida, confirme a sua senha de acesso, selecione a caixinha onde está escrito “Eu tenho certeza que desejo excluir o meu cadastro” e confirme clicando no botão “Excluir cadastro”. Prontinho! As suas informações serão excluídas do nosso site e você verá a confirmação dessa exclusão na tela. Se quiser fazer um cadastro de novo, não tem problema. É só voltar no site e fazer tudo como da primeira vez.
Esqueci minha senha, e agora?
Perguntas
Quais são os critérios mínimos que uma empresa deve cumprir para solicitar um empréstimo na PEGFACIL ESC?
Na solicitação de um empréstimo, a PEGFACIL ESC definiu os seguintes critérios:
• No mínimo um ano de CNPJ ativo e 12 meses de funcionamento.
• Faturamento mínimo R$ 4 mil por mês (R$ 48 mil/ano), comprovados por registros contábeis;
• Ter mais de 12 meses de faturamento comprovados;
• Extrato da movimentação bancária das contas da Pessoa Jurídica dos últimos 4 meses;
• Declaração de faturamento dos últimos 36 meses.
• Contrato Social de Fundação e Última Alteração;
• Declaração do Imposto de Renda atual dos Sócios/Avalistas (com recibo de envio).
• Não possuir restrições no nome da empresa ou dos sócios.
• Enviar todos os documentos e informações solicitadas.
• Autorização para consulta ao SPC, SERASA e SCR-BACEN assinada pelo responsável da empresa em busca de crédito.
• Balancete mais recente do ano atual.
• Empresas que buscam capital de giro rápido, expansão do negócio, refinanciamento ou antecipação de recebíveis.
Quanto à empresa pode solicitar de empréstimo na plataforma da PEGFACIL ESC?
A empresa pode efetuar sua simulação na plataforma da PEGFACIL ESC, verificar os valores e prazos. Depois, ela pode solicitar o valor que melhor atenda as necessidades do negócio, obviamente, dentro de sua capacidade de pagamento a partir de R$ 1.000,00 até R$ 12.000,00, com prazos variando entre 3 a 12 meses.
Na simulação será demonstrado o valor desejado, a quantidade de parcelas e o valor da parcela. O Custo Efetivo Total (CET) que deve variar de 3,20% a.m (46,01% a.a) a 8,03% a. m (152,68% a.a), dependendo do grau de risco do crédito.
É seguro enviar meus documentos?
Sim. Todas as informações cedidas são sigilosas e estarão seguras. Não se preocupe!
Quanto tempo demora a análise de crédito de minha proposta?
Após simular os valores e prazos e efetuar o pedido de crédito com o cadastro de todas as informações solicitadas e enviar toda a documentação necessárias de forma física ou pela plataforma PEGFACIL ESC, no campo específico “Enviar Documentos para Análise”, a empresa receberá um retorno sobre o resultado da análise em no máximo 3 dias.
O que é o PEGFACIL ESC rating? Qual a sua relação com a taxa de juros do meu empréstimo?
O PEGFACIL ESC rating é uma “nota” dada pela equipe de análise de crédito após avaliar o risco de se investir em uma empresa solicitante. Ele é importante para o empreendedor, pois quanto melhor o rating mais baixa será a taxa de juros associada ao empréstimo, e mais atrativo será o seu projeto para a PEGFACIL ESC.
Quais são os passos percorridos até a seleção das empresas solicitantes de crédito na PEGFACIL ESC?
Antes da aprovação, a empresa passa pelas seguintes etapas:
1. Simulação de Crédito seguida da Solicitação de Crédito com o preenchendo de todas as informações cadastrais da empresa. Simultaneamente, será realizado o cadastrada a conta de Usuário da Empresa Solicitante com a geração de Login e Senha do Usuário.
2. Pré-aprovação: análise automática do CNPJ (buscando informações da empresa e dos sócios).
3. Análise da solicitação: fazemos um batimento entre o valor de crédito solicitado e o montante de faturamento mensal da empresa. Checamos se o empréstimo faz sentido no contexto da empresa para ver se o valor solicitado está dentro das possibilidades de pagamento.
4. Análise de crédito: analisamos os demonstrativos financeiros (balanços e DREs) e o histórico de crédito da empresa (CDL, SERASA, Banco Central e outros).
5. Análise dos sócios: Imposto de renda, histórico pessoal, entrevista por telefone.
6. Visita de nossos consultores ao estabelecimento para compreensão das necessidades da empresa
Cumpridas todas as etapas acima listadas, caso a empresa seja aprovada, será atribuída pela PEGFACIL ESC uma nota de “rating de crédito”, conforme o risco de crédito apresentado pela empresa solicitante. O “rating de crédito” é individual para cada empresa e corresponde a uma taxa de juros associada. Neste caso, quanto maior o risco, pior o rating e maior a taxa de juros.
A empresa paga alguma taxa antecipada para solicitar o empréstimo através da plataforma PEGFACIL ESC?
Nenhum valor a título de antecipação ou utilização da plataforma será cobrado ou exigido depósito antecipado para a concessão de empréstimo. A PEGFACIL ESC alerta que jamais requisita qualquer pagamento e não possui qualquer relação com qualquer página que não seja do domínio “www.pegfacilfortaleza.com.br”. Caso receba algum e-mail ou contato suspeito, pedimos que entre em contato com nosso atendimento.
Minha análise de crédito foi positiva. O que eu faço agora?
Caso aceite a proposta com seus valores e taxas de juros a empresa está apta a assinar o Contrato de Empréstimo e receber em sua conta os recursos pactuados.
Quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta da empresa?
O que posso fazer para conseguir uma diminuição da taxa de juros?
As taxas de juros são atribuídas em função da análise de risco do credito. Por isso, quanto mais informações a empresa disponibilizar a PEGFACIL ESC, mais elementos serão considerados nesta análise. Embora não sejam documentos obrigatórios a sua disponibilização a seguir enriquecem a análise e ainda ajudam em uma possível diminuição da taxa de juros vinculada ao empréstimo, conforme segue abaixo:
• Balanço + DRE 2017 fechado;
• Balanço + DRE 2018 fechado;
• Balancete + DRE 2018 (mais recente);
• Apresentação institucional (resumida).
É necessário o envio de documentos para a PEGFACIL ESC?
Sim. É com base nos documentos e nas consultas efetuadas que os nossos analistas de crédito avaliem a capacidade financeira de sua empresa. Por isso, quanto mais detalhada for a documentação apresentada, melhor para você e sua empresa.
Perguntas
Qual o diferencial da PEGFACIL ESC em relação a outras instituições que antecipam recebíveis?
Utilizamos uma Plataforma Digital, com moderna tecnologia para garantir um serviço de qualidade mais acessível, justo, prático, seguro e transparente aos nossos clientes com as menores taxas. Para mais informações, acesse o link Por Que PEGFACIL ESC?
Preciso ter um ERP para antecipar recebíveis com a PEGFACIL ESC?
Quais vendas eu posso antecipar pela PEGFACIL ESC?
Você poderá antecipar recebíveis da venda de produtos e serviços cujo pagamento esteja ancorado em algum titulo, com pagamento realizado por boleto, com prazo de vencimento acima de 30 dias. A PEGFACIL ESC antecipa recebíveis para clientes que utilizam ou não ERPs nos quais nossa plataforma está integrada.
• Giro Recebíveis
• Crédito com a garantia dos valores a serem recebidos de cheques pré-datados, duplicatas ou cartões de crédito
• Desconto de cheques
• Antecipação do recebimento das vendas com cheques a prazo.
• Desconto de títulos
• Antecipação do valor das vendas realizadas por meio de títulos.
O que acontece se meu cliente não pagar?
Qual o prazo para o dinheiro entrar na conta?
E quando eu enviar uma solicitação de antecipação de recebíveis durante o final de semana?
Meu cadastro foi aprovado. E agora?
• Suba seus títulos por meio do arquivo XML na plataforma ou contacte-nos;
• Simule operações e selecione os recebíveis que deseja antecipar;
• Selecione a conta bancária na qual deseja receber o dinheiro;
• Confirme a operação pela plataforma e por e-mail (um e-mail de confirmação será enviado);
• Assine o Contrato;
• Aguarde seu dinheiro na conta selecionada.
Existe um valor mínimo ou máximo de antecipação por mês?
Qual é a taxa cobrada pela PEGFACIL ESC?
Cada empresa terá seu custo de operação após a fase de análise de crédito e de cadastro. No entanto, em caso de aprovação da solicitação, garantimos a competitividade de nossas taxas em relação ao mercado. As taxas variam de 2,93% a 7,60% ao mês.
Perguntas
O que é IOF?
É um imposto aplicado sobre qualquer tipo de operação de crédito, câmbio, seguro ou operações relacionadas a títulos e valores mobiliários. Esse imposto foi criado principalmente para servir como instrumento regulatório da economia, porque é dessa forma que o governo tem ideia de como está a oferta e demanda de crédito no país. No caso do IOF sobre empréstimo, ele é uma cobrança que compõem o valor da parcela paga mensalmente pelo tomador de crédito.
Qual o percentual da taxa de IOF?
A taxa cobrada para as operações de crédito e financiamentos é de 0,38% mais uma alíquota diária, que varia conforme o tipo de transação. O IOF em operações de crédito é cobrado em 3 etapas:
1º Etapa: 0,38% sobre o montante financiado.
2º Etapa: pessoas jurídicas – 0,0041% cobrado sobre o valor financiado, calculado linearmente por dias corridos, limitado a 1,50% ao ano.
3º Etapa: pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional – 0,00137 cobrado sobre o valor financiado, calculado linearmente por dias corridos, limitados a 0,4944% ao ano.
Devo pagar o IOF antes do empréstimo?
Não. O valor do IOF é diluído nas parcelas e é ilegal cobrar qualquer tipo de valor antes de fazer um empréstimo. Cuidado, quem faz isso pode estar cometendo um golpe.
Como o IOF influencia no pedido de empréstimo da minha empresa?
No pedido, mas amplia um pouquinho o valor da parcela. O IOF sobre empréstimos faz parte do Custo Efetivo Total (CET) da operação.
O que é Custo Efetivo Total (CET) de uma operação?
Quando deve ser informado o CET para o cliente?
No ato da contratação da operação de crédito. A PEGFACIL ESC faz um processo transparente, claro e simples, demonstrando todos os custos envolvidos nas operações.
Perguntas
Como realizo o pagamento das parcelas do empréstimo da minha empresa?
Após a assinatura do contrato, você terá acesso a todos os boletos dentro do nosso site. É só fazer o seu login e escolher qual boleto deseja pagar! Independentemente da forma, a PEGFACIL ESC enviará os boletos por e-mail, não se preocupe!
Qual a importância da empresa em não ficar inadimplente?
A credibilidade de um negócio passa pela organização e a capacidade de honrar seus compromissos. Pagar os valores pactuados pontualmente ajuda a melhorar o Rating (pontuação) de Crédito e facilita a contratação de novos empréstimos.
Quando uma empresa fica inadimplente que medidas de cobrança são adotadas pela PEGFACIL ESC?
E se uma empresa atrasar o pagamento da parcela o que acontece?
A PEGFACIL ESC trata como inadimplentes todas as empresas que vierem a atrasar seus pagamentos em 60 dias ou mais. Em caso de atraso inferior a 60 dias, há ocorrência de multa de 2% do valor em atraso + juros de mora de 1% ao mês (0,034% ao dia) + juros remuneratórios sobre o período de atraso.
Por exemplo:
Imaginemos uma empresa com uma parcela mensal de R$ 1.000,00, sendo que os juros vinculados ao empréstimo efetuado, com base no rating de credito da PEGFACIL ESC tenham sido de 2% ao mês (0,067% ao dia). Neste caso para um atraso de atraso de 7 dias, o montante a ser pago seria:
R$ 1.000,00 + R$ 20,00 (2% do atrasado) + R$ 2,38 (0,034% do valor em atraso vezes 7 dias) + R$ 4,76 (0,067% do valor em atraso vezes 7 dias) = R$ 1.027,14.
O que acontece se uma empresa parar de pagar as parcelas?
Em caso de inadimplência além do processo de cobrança judicial a empresa entra no Sistema da Central de Risco do Banco Central (SCR-BACEN) e outros bureaus de crédito.
Perguntas
Como me cadastrar como um Consultor na PEGFACIL ESC?
Para se cadastrar como consultor na PEGFACIL ESC, é muito simples: basta inserir nome, CPF, RG, endereço, um e-mail e telefone na nossa Plataforma. A PEGFACIL ESC trabalha apenas como o cadastro de pessoa jurídica (microempreendedor individual, microempresas e empresas de pequeno porte).
Na página de cadastro de consultor é possível indicar empresas, criando ou enviando um formulário para cadastro de empresas. Ao selecionar a opção de cadastro, o consultor pode abrir uma solicitação de crédito, informando: valor, prazo e informações adicionais da empresa. O formulário é similar ao formulário de entrada de dados das empresas. A transparência e fidelidade das informações, dos dados registrados são de grande importância para que o time de analistas de crédito da PEGFACIL ESC possa realizar uma análise completa da verdadeira realidade da empresa indicada.
Como funciona a Comissão do Consultor?
A comissão do consultor é de 1% sobre o valor emprestado, desde que a empresa seja aprovada pela PEGFACIL ESC. Neste caso, ele deve preencher todas as informações de crédito da empresa. Portanto, quanto mais organizada e solida financeiramente for empresa indicada, maiores as possibilidades de aprovação do crédito. A PEGFACIL ESC fará a transferência dos valores aos consultores até o 5º dia útil do mês subsequente ao pagamento da primeira parcela dos contratos formalizados.
O que deve ser levado em consideração ou como requisitos básicos para indicar e cadastrar uma empresa?
No processo de Cadastramento da Empresa, o Consultor deve estar atento a solicitação das aos seguintes informações e documentos necessários a análise do credito:
• No mínimo um ano de CNPJ ativo e 12 meses de funcionamento.
• Faturamento mínimo R$ 4 mil por mês (R$ 48 mil ao ano), comprovados por registros contábeis;
• Extratos das contas PJ da empresa dos últimos 4 meses;
• Contrato Social de Fundação e Última Alteração;
• Declaração IR atual dos Sócios/Avalistas (com recibo de envio);
• Autorização para consulta ao SPC SERASA e SCR-BACEN assinada pelo responsável da empresa em busca de crédito.
• Balancete mais recente do ano atual;
• Empresas que buscam capital de giro rápido, expansão do negócio, refinanciamento ou antecipação de recebíveis.
Na plataforma, o consultor cadastrado consegue acompanhar todo o procedimento de análise das empresas que indicou.